Caros colegas,

Queria dar as boas-vindas ao renovado website oficial da IPBES-pt. O site foi reconstruído para permitir uma maior interação entre todas as partes e uma maior atividade e dinamismo. Aqui poderá encontrar atualizações referentes ao trabalho da IPBES, das possibilidades de participar nele, podendo registar-se para receber a newsletter da IPBES-pt, mantendo-se sempre a par de todos os desenvolvimentos.

O objectivo principal da plataforma IPBES–pt é, seguindo o propósito da IPBES, reunir todas as partes interessadas em biodiversidade, ecossistemas e seus serviços, em Portugal, desde a comunidade científica e decisores políticos a toda a sociedade em geral, criando uma rede nacional de interessados que poderão contribuir para o programa de trabalhos definido pela IPBES, assim como para a sua promoção e a divulgação dos seus resultados. Estamos também a construir uma plataforma pan-Europeia para ajudar a dinamizar esta comunidade, e em breve daremos mais notícias sobre isso.

Assim, agradecemos a sua contribuição, através do registo e integração do seu contacto na rede IPBES-pt, bem como associação à plataforma através das várias redes sociais, o que permitirá uma melhor comunicação e interação entre os vários interessados. Agradecemos também a divulgação desta plataforma a todos os que possam estar interessados em participar nela.

Os principais desenvolvimentos da IPBES no último mês incluem:

• Uma call para a nomeação de peritos para os diversos grupos de trabalho da IPBES aberta desde o dia 5 de Fevereiro e que fecha no dia 31 de Março (Call for Experts). Para os que quiserem apresentar uma candidatura à nomeação por Portugal, por favor preencher os ficheiros que estão no site da IPBES (Application Form) relativos à nomeação até ao dia 15 de Março, e por o meu nome – Isabel Sousa Pinto e e-mail: ispinto@fc.up.pt como a pessoa para receber estas candidaturas. Posteriormente os candidatos(as) serão enviados à FCT para nomeação. Quero no entanto lembrar que todos(as) os candidatos devem ter asseguradas as condições de participação nos grupos de trabalho: conhecimento comprovado relevante para o grupo de trabalho em causa, tempo disponível, que pode ser até 10% do tempo de trabalho, para trabalhar nos capítulos para que forem selecionados, e capacidade de financiar a presença nas reuniões de trabalho, já que a FCT não se compromete à partida a este financiamento, que é depois decidido caso a caso.
  • Foi realizada a 3ª Assembleia Geral da IPBES, em Bona na Alemanha de 12 a 17 de Janeiro, último, onde se aprovou finalmente uma estratégia de envolvimento de stakeholders depois de muito se ter destacada a extrema importância de envolver todos os interessados em biodiversidade, ecossistemas e seus serviços e não apenas a cientistas estabelecidos, de forma a criar uma verdadeira rede de conhecimento.Os resultados principais desta Assembleia podem assim ser resumidos:
  • Aprovaram-se os enquadramentos das avaliações regionais e sub-regionais, ficando só a referente ao “Open Ocean” em reavaliação até para o próximo ano. Aprovou-se também o enquadramento da avaliação da “Land Degradation”, e um plano de trabalhos ligeiramente modificado em relação ao que se aprovou em Antalya, com mais tempo para alguns estudos e uma interação mais estreita entre as diferentes avaliações.
  • Portugal teve um papel relevante nesta discussão, tendo defendido a aprovação da avaliação da região “Open Ocean” e oferecido apoio técnico para este estudo. Esta avaliação acabou por ficar adiada para o próximo ano por se ter considerado que se deveria primeiro analisar o que foi produzido pelo “World Ocean Assessment” que está a ser finalizado. Esta foi a melhor solução para evitar que esta avaliação fosse retirada deste programa de trabalhos, como foi defendido por alguns países. O IPBES vai assim analisar o que foi feito pela WOA para identificar o que ainda falta fazer.
  • Outros desenvolvimentos dignos de nota foi a aprovação de uma estratégia de envolvimento dos stakeholders, uma estratégia de comunicação e outreach, orçamentos e planos financeiros e regras para o procedimento da IPBES a propósito de conflitos de interesse, tendo-se criado um comité para tratar dos conflitos de interesse. Está aberta uma call para nomeações para este comité (Notificação de Nomeações para Comité para Conflitos de Interesse | Nomear).
  • Discutiu-se novamente como manter a credibilidade dos produtos da plataforma, balanceando a necessidade do rigor científico com o envolvimento de diferentes formas de saber e de agentes fora da comunidade científica, de forma a colocar em prática o trabalho da IPBES.
  • Reconheceu-se e destacou-se a necessidade de manter a legitimidade da Plataforma IPBES através de uma política aberta e transparente para a resolução dos conflitos de interesse e de um processo rigoroso na revisão dos seus produtos.

Com mais de 300 participantes, a assembleia terminou com um sentimento comum de grandes progressos ao longo destes dias.

Poderão consultar o resumo publicado pela IISD em Resumo IISD e brevemente estarão disponíveis os resultados finais desta Assembleia em IPBES-3.

Cumprimentos,

Isabel Sousa PintoIPBES3