Tem lugar no próximo dia 26 de Outubro de 2023 a reunião de diálogo online para governos e partes interessadas, centrando-se na nomeação de especialistas e bolseiros. O prazo para inscrição nas reuniões foi prorrogado até 25 de outubro de 2023, podendo ser preenchido no seguinte link: https://ipbes-net.zoom.us/meeting/register/tJcvc-GqqT0iG9EJoxHmuwdF7826BrMIuyle#/registration

O Plenário do IPBES, na decisão IPBES-10/1 aprovou, entre outras coisas: a realização de uma avaliação metodológica sobre a monitorização da biodiversidade e das contribuições da natureza para as pessoas (avaliação de monitorização); um processo de delimitação do âmbito para uma segunda avaliação global da biodiversidade e dos serviços ecossistémicos (segunda avaliação global); e planos de trabalho para os objetivos 2, 3 e 4 do programa de trabalho contínuo, a serem implementados por quatro grupos de trabalho do IPBES.

Como tal, foram recentemente lançados vários convites à nomeação de peritos e bolseiros:

  • Peritos das task forces do IPBES (EM/2023/37)
  • Definição do âmbito de especialistas para a segunda avaliação global (EM/2023/35)
  • Peritos para a avaliação de monitorização (EM/2023/36)
  • Bolseiros para a avaliação de monitorização (EM/2023/38)
  • Bolseiros para a task force de cenários e modelos (EM/2023/39)


A reunião de diálogo terá como objetivo facilitar e reforçar o envolvimento dos governos e das partes interessadas na nomeação de especialistas e bolseiros. As sessões incluirão informações sobre os conhecimentos relevantes necessários dos nomeados e o processo de nomeação, e também proporcionarão uma oportunidade para especialistas e bolseiros atuais e ex-bolseiros do IPBES a compartilharem as suas experiências no processo de nomeação e lições aprendidas.

A reunião será conduzida unicamente em inglês. Para acomodar participantes em fusos horários diferentes, os participantes podem optar por assistir a uma das seguintes sessões:

9h00 – 11h00 CEST
16h00 – 18h00 CEST


Para qualquer dúvida relativa às reuniões, entre em contato com a unidade de suporte técnico sobre capacitação para o endereço de email: tsu.capacitybuilding@ipbes.net.

Categorias: Notícia

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *