Na sequência da conclusão bem sucedida do IPBES 10 e em linha com a decisão IPBES-10/1 sobre o Programa de Trabalho Contínuo do IPBES até 2030, e na sequência do convite à nomeação de peritos para os grupos de trabalho do IPBES (EM/2023/37), são convidados os governos e outras partes interessadas relevantes a nomearem candidatos para participarem no programa de bolsas IPBES para o grupo de trabalho sobre cenários e modelos. A oportunidade terá uma duração até ao IPBES 13 (provisoriamente agendado para 2026), e os candidatos selecionados serão convidados a integrar a rede de bolseiros e ex-alunos do IPBES.

O programa de bolsas do IPBES, que faz parte de um portfólio mais amplo de atividades de capacitação, tem como alvo indivíduos em início de carreira que desejam ganhar experiência através da participação no trabalho do IPBES. Os candidatos selecionados participarão nos trabalhos do grupo de trabalho em cenários e modelos. Os candidatos selecionados participarão de reuniões deste grupo de trabalho e receberão formação para obter uma compreensão aprofundada dos processos do IPBES e da interface ciência-política. Os candidatos selecionados serão ainda acompanhados por um mentor durante a duração da bolsa.

Os candidatos selecionados devem ter conhecimentos específicos sobre cenários e modelos, como por exemplo, nas áreas de ciências naturais, ciências sociais, humanidades ou sistemas de conhecimento indígenas e locais. Os candidatos selecionados podem ser académicos, especialistas em políticas e/ou profissionais provenientes de organizações científicas, centros de excelência e instituições nacionais, regionais e internacionais qualificadas. Todos os indicados devem ter experiência de trabalho em contextos interdisciplinares e/ou globais. Os governos e as partes interessadas relevantes são convidados a garantir o equilíbrio de género nas suas nomeações.

Para o grupo de trabalho sobre cenários e modelos, os nomeados deverão ter experiência em abordagens qualitativas e quantitativas de cenários, modelos e outros estudos futuros, incluindo na discussão e teste do Quadro de Futuros da Natureza, e deverão ser capazes de promover eficazmente o diálogo entre o grupo de trabalho e comunidades de prática sobre cenários e modelos.

Todos os candidatos nomeados devem estar disponíveis para participar nas reuniões relevantes do grupo de trabalho e nos workshops de formação; o primeiro deles deverá ser realizado presencialmente em abril ou maio de 2024, e um workshop presencial terá lugar em junho de 2024. Os candidatos selecionados também poderão ser convidados a participar em outras reuniões do IPBES, conforme descrito no plano de trabalho do grupo.

Todos os governos e organizações ou instituições relevantes são incentivados a apresentar candidaturas. As organizações ou instituições nomeantes não precisam ter sido admitidas na Reunião Plenária do IPBES como observadores.

O procedimento para nomeação é o seguinte:

Os nomeados são convidados a preencher o formulário de candidatura e anexar o seu curriculum vitae e quaisquer informações relativas à organização que representam, através do portal web dedicado em: https://www.ipbes.net/application/scenarios-and-models-task -forças-companheiros. Para aceder a esta página, precisará de fazer login com as credenciais de login do site IPBES. Os indicados ainda não registados no site do IPBES deverão fazê-lo clicando em “Criar nova conta”.
O Governo ou organização nomeante (Nominador) indicado pelo candidato receberá um e-mail com um link para o formulário de nomeação e será convidado a aprovar e enviar a nomeação no portal web.
Os nomeados e indicados receberão confirmação por e-mail assim que a indicação for enviada.
Os indivíduos interessados em início de carreira que desejam ser nomeados por um governo são incentivados a entrar em contato com o Ponto Focal Nacional da IPBES (https://www.ipbes.net/national-focal-points) sobre quaisquer processos ou prazos específicos do país e são solicitados a preencher o formulário de candidatura até 19 de dezembro de 2023.

Os nomeadores (governos ou organizações) devem submeter as nomeações de todos os nomeados, que gostariam de apoiar, antes de 6 de janeiro de 2024. São incentivadas as nomeações antecipadas antes deste prazo. Os candidatos serão selecionados pelo comité de gestão do grupo de trabalho sobre cenários e modelos, o qual inclui os co-presidentes do grupo de trabalho, bem como membros do Bureau IPBES e do Painel Multidisciplinar de Especialistas.

Mais informações sobre o programa de bolsas do IPBES, incluindo critérios de seleção e apoio disponível para candidatos selecionados, podem ser encontradas na página do IPBES em: https://ipbes.net/ipbes-fellowship-programme.

Categorias: Notícia

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *