A nona sessão do Plenário da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas/ Plenary of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (#IPBES 9), que teve lugar na World Conference Center Bonn (WCCB) em Bonn, Alemanha, de 3 a 9 de Julho de 2022, aprovou a organização do Youth Workshop como parte do seu trabalho no âmbito do objetivo 2 do programa de trabalhos do IPBES: Capacitação.

Encontra-se, assim, a abertura a fase de candidaturas para esta call. Os governos e relevantes instituições e organizações são convidadas a nomear candidatos – organização ou rede de jovens na sua região – para participar no Youth Workshop, a ter lugar na ilha de Vilm, Alemanha, de 19 a 23 de outubro de 2022.

Este workshop visa fortalecer o envolvimento dos jovens no trabalho do IPBES e apoiar a aceitação de assessment entre jovens, outros indivíduos e organizações. Os participantes serão ainda convidados, em colaboração com a task force de cenários e modelos, a explorar possíveis futuros da natureza e a contribuir para o trabalho sobre cenários e modelos.

Este Workshop será composto por 25 participantes, com cinco participantes de cada uma das cinco regiões da ONU (África, Ásia e Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caribe, Europa Ocidental e outras).

As organizações e redes de jovens envolvidos em atividades relacionadas com a biodiversidade e serviços do ecossistema podem indicar um membro da sua organização ou rede para participar no workshop. Os candidatos deverão ter entre 18 e 30 anos de idade, ser membros de uma organização ou rede de jovens e ativamente envolvidos em trabalhos relevantes relacionadas com a biodiversidade e o ecossistema, incluindo nos dois relatórios aprovados pelo IPBES 9 (Values Assessment e Sustainable Use of Wild Species Assessment).

O processo de candidatura e nomeação decorrerá da seguinte forma:

• Os candidatos deverão preencher o formulário de candidatura através do portal web dedicado em https://ipbes.net/application/youth_workshop_2022 (para aceder a esta página será necessário fazer o login com as suas credenciais de login do site IPBES. Os candidatos que ainda não estão registados no site do IPBES, deverão fazê-lo em https://ipbes.net/user/register. Denota-se que formulário de inscrição se encontra apenas em inglês, uma vez que o workshop será realizado em inglês;
  • A organização ou instituição nomeante indicada pelo candidato receberá um e-mail com um link para o formulário de candidatura e será convidado/a a aprovar e submeter a candidatura no portal web;
  • Os candidatos receberão uma confirmação por e-mail assim que a candidatura seja devidamente submetida.

Os candidatos interessados devem preencher o formulário de inscrição até dia 10 de agosto de 2022. As instituições são convidadas a aprovar a inscrição até dia 17 de agosto de 2022.

Para mais informações sobre o Workshop, o processo de candidatura e nomeação e os critérios de seleção, aceda ao site do IPES: https://ipbes.net/ipbes-youth-workshop-2022

Categorias: Notícia