Caros membros do IPBES e outros interessados

O painel de especialista multidisciplinar (MEP) da IPBES convida os governos e outros interessados a nomear peritos relevantes para auxiliar na determinação do âmbito de duas novas avaliações do 2º Programa de Trabalho da IPBES:

  • Thematic assessment of the underlying causes of biodiversity loss and the determinants of transformative change and options for achieving the 2050 Vision for Biodiversity.

Tem como objetivo a compreensão e identificação de fatores sociais, individuais e coletivos, incluindo questões comportamentais, sociais, culturais, económicas, institucionais, técnicas e tecnológicas, que podem ser aproveitadas para provocar mudanças transformadoras para a conservação, o restauro e a utilização racional da biodiversidade, tendo em conta objetivos sociais e económicos mais amplos no contexto do desenvolvimento sustentável. Explora as motivações e motivos por trás de grandes mudanças sociais e transições para informar o desenvolvimento de políticas relevantes, campanhas e outras ações (+info).

  • Thematic assessment of the interlinkages among biodiversity, water food and health

Esta avaliação utilizará uma abordagem “Nexus” para examinar a forte interligação entre objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados com segurança alimentar e hídrica, saúde para todos, proteção da biodiversidade em terra e nos oceanos e combate ao aquecimento global, entre outros.

O desafio será alcançar uma boa saúde para todos, com segurança alimentar e hídrica, através do melhoramento da utilização da biodiversidade, sem impactar negativamente a mesma, a qualidade da água ou contribuir para as alterações globais, incluindo as climáticas (+info).

 

Datas limite importantes:

24-27 de março de 2020: todos os experts nomeados para a avaliação temática sobre biodiversidade deverão estar disponíveis para comparecer na scoping meeting, agendada provisoriamente para esta data

15 de outubro de 2019: Peritos interessados em ser nomeados pelo governo devem contactar o ponto focal nacional da IPBES e deverão preencher o formulário de aplicação até esta data

29 de outubro de 2019: Os nomeadores (governos e organizações) deverão aprovar os pedidos e submeter as suas nomeações

 

 

Categorias: Notícia