Caros membros da IPBES e outros interessados

A IPBES anuncia o inicio de uma revisão externa da primeira versão dos capítulos da Avaliação metodológica da IPBES sobre as diversas conceitualizações dos múltiplos valores da natureza e seus contributos para as pessoas, incluindo biodiversidade e o funcionamento e serviços dos ecossistemas (IPBES values assessment).

O período para esta revisão externa será de 29 de julho a 22 de setembro de 2019.

Este trabalho agora em revisão tem como base as avaliações já publicadas pela IPBES e outras iniciativas relacionadas com valor e valorização da natureza e das suas contribuições para as pessoas. O intuito é analisar o conhecimento disponível sobre este assunto, tornando-se uma ferramenta para melhorar a qualidade da tomada de decisões relacionadas com natureza e suas contribuições e fornecer uma visão global das teorias, métodos e evidências atuais sobre o valores e valorização. Pretende-se que este seja um resultado chave, capaz de melhorar tomadas de decisões nos diferentes contextos e escalas.

Uma das fases mais importantes do processo de produção da IPBES é a revisão externa por parte de experts interessados e qualificados, incluindo cientistas, decision makers, gestores de áreas e recursos naturais e outros detentores de conhecimento relevante neste contexto. A participação mais ampla possível e o mais diverso empenho de experts nesta primeira revisão externa é vital para assegurar a qualidade cientifica e a relevância deste trabalho da IPBES. Todos os comentários recebidos serão avaliados pelos autores e pelos Review Editors e todos eles terão uma resposta.

Se quiser participar como revisor, por favor siga os seguintes passos:

• Registar-se como utilizador no website da IPBES, caso ainda não o tenha feito
  • Proponha-se como revisor externo da IPBES, para capítulos individuais da values assessment (terá que fazer o log in previamente).
  • Uma vez registado, irá receber imediatamente um email fornecendo acesso confidencial ao rascunho dos capítulos e ser-lhe-á pedido que submeta os seus comentários em inglês utilizando o template disponível na mesma pagina web.

Agradecemos uma vez mais a sua participação e apoio em ajudar a melhorar os produtos da IPBES através da revisão externa.

Categorias: Notícia